top of page

Guirlandas “Garlands”

  • Foto do escritor: Vallentin
    Vallentin
  • 22 de out. de 2017
  • 5 min de leitura


As guirlandas estão presentes em todo o cenário pagão.


O círculo representa: vida, morte, ressurreição, união, proteção,perfeição, sem começo e sem fim, sagrado. Desta forma os pagãos confeccionavam tal objeto a fim de consagrar para os ancestrais ou divindade de culto. Quando colocamos um guirlanda em nossa porta, você esta abrindo um portal, ancorando as energias ali colocada, desta forma LEGALIZANDO o poder dos antigos.

As guirlandas também quando utilizadas, é um sinal de boas vindas e também é um sinal de passagem.

Sendo assim notamos que esses mistérios estão presentes em todo o universo, com certeza vocês irão achar alguém escrevendo sobre, em qualquer religião que seja, sendo uma fórmula matemática, ciclo da natureza, roda do ano, calendário…



Na Wicca, notamos o uso das guirlandas nos ritos de passagem e fertilidade de Beltane, onde ela representa a vagina da Deusa. Clique aqui e saiba mais!


Uma das tradições que se utilizavam das guirlandas apareceu no cenário Romano, onde eles acreditavam que presentear alguém com um ramo ou raiz da planta traria saúde, passando a usar como adornos, coroas, desejando uma vida longa de saúde.

No egito antigo as guirlandas eram colocadas nas portas dos templos, usadas como adornos e também como enfeite dentro dos ritos comemorações. Esse adorno é um símbolo memorial de consagração, utilizado como oferenda, enfeite funeral, adoração ao mundo vegetal, homenagem a vítimas sacrificadas aos deuses ou como “adorno de chamamento”. Divindades pagãs utilizavam a guirlanda (ou coroa) em honra a si mesmos (Osíris, Ísis, Isva, Dionísio, Júpiter, Semíramis, Ninrode, etc).


Em algumas culturas, a coroa ou guirlanda de visco tem significado sexual e está ligado à deusa viking Frigga, deusa do amor. O que podia significar que as casas marcadas com guirlandas estavam abertas a “orgias sexuais religiosas”.

Este amuleto de proteção vai agir no corpo etérico e no que conhecemos de corpos astrais, mas também no corpo físico das pessoas que entram em contato com a egrégora da guirlanda.


Como fazer?

Antes de tudo você precisa ter em mente um objetivo: amor, saúde, prosperidade, sexualidade, equilíbrio, força. Agora que você já tem em mente, irei deixar algumas referências do que você poderá utilizar. O círculo pode ser feito de cipó, arame, madeira ou bambu, raízes, algo que deixe ele bem firme.




Ervas


Alho: contra inveja

Anis estrelado: sexualidade

Café: fartura

Canela: harmonia, prosperidade

Cravo: equilíbrio

Guaraná em grão: Energia

Lentilha: fortuna

Pimenta: Contra inveja e fofocas

Louro: sucesso

Trigo: prosperidade

Rosas: Amor, sensualidade, carinho

Margaridas: Felicidade

Girassol: Prosperidade




Neste momento você pode utilizar a magia das CORES para estar ancorando a energia desejada, vamos lá:



O VERDE representa a natureza, esperança, perseverança, segurança e satisfação; fertilidade, vida nova, energia, crescimento e saúde.

O VERMELHO é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade, conquista, liderança e senso de auto-estima. Deve ser usado, antes das refeições, por quem tem problemas digestivos e circulatórios. Se usado em excesso, o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta; Simboliza: perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista; cor de aproximação e encontro. Melhor usado às terças-feiras (dia de Marte).

A cor AMARELA ou DOURADA, desperta novas esperanças no caso de resignação de doentes que desistiram da cura. Dá vivacidade, alegria, desprendimento, leveza. Produz desinibição, brilho, espirituosidade e espiritualidade. Diminui a ansiedade e as preocupações; fortalece os olhos e os ouvidos além de ajudar na cura da artrite. Atrai dinheiro e poder. Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas, ajuda a reter conhecimentos e desenvolver a sabedoria. Usada em excesso, torna a pessoa irresponsável e volúvel. O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. .O Dourado simboliza: vibração elevada, vigor , inteligência superior e nobreza. Melhor usado aos Domingos.

A cor AZUL ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, traz saúde emocional, paz e calma. Promove o entendimento entre as pessoas. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Deve ser usada, ao acordar, por quem tem problemas respiratórios. Simboliza: devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranqüilidade. Não possui contra-indicações.

O VIOLETA é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor violeta e excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual. Traz poderes mentais. Deve ser usada para combater a insônia. Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Quando usada em excesso acaba provocando manias e fanatismo. Melhor usar à quintas-feiras (dia de Júpiter).

O MARROM representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Atrai dinheiro ganho através do trabalho e conecta a pessoa à Mãe Terra. Usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento. Absorve a negatividade, mas a retém, devendo ser sempre limpo, de alguma forma.

O CINZA ou o PRATEADO, dá equilíbrio e estabilidade, por ser o equilíbrio do preto e do branco. Não deve ser usado por quem sofre de memória fraca. É usado para cancelar ou neutralizar encantamentos que não servem mais aos nossos propósitos. Melhor dia para usar - na segunda-feira.

O PRETO transmite introspecção, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial. Absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas. Remove obstáculos, vícios e emoções não desejadas.O uso em excesso traz melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Por isso, jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido. O amarelo seria o mais indicado. Melhor usado aos sábados (dia de Saturno).

O BRANCO traz pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações; equilibra a aura; facilita o contato com os guias espirituais e com os ancestrais; gerencia o equilíbrio interior, proteção, instinto, memória, partos, cuidado de animais domésticos e de crianças, sonhos. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, substituto para qualquer cor. Melhor dia para usar, segunda-feira.

O LARANJA é a mistura do vermelho com o amarelo, portanto traz as qualidades dessas duas cores e deve ser usado, ao deitar, nas articulações, juntas doloridas, dores de coluna, ciática, hérnia de disco, etc. Traz sucesso, agilidade mental, atrai boa sorte e prosperidade; desencoraja a preguiça. Melhor dia para usar, quarta-feira. Simboliza: encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.

O ROSA é o vermelho, temperado com as qualidades do branco. É romance, amor espiritual (sem conotação sexual). Eleva as vibrações e o contato espiritual, afasta energias negativas e promove fraternidade. Melhor usado às sextas-feiras (dia de Vênus)




Notas :

As guirlandas podem ser adaptadas segundo a sua crença, introduzindo elementos na magia verde, magia ancestral, hoodoo, uso de pantáculos, escudos, sigilos, escritas, pedras, ervas, folhas secas, metal, uma infinidade de coisas.

Procure usar sempre objetos que deixam que o fluxo de energia fluem naturalmente, então nada de usar plastico.

Uma prática que todos que se utilizam da magia natural, é o respeito pela natureza. Ao utilizar uma planta ou raiz da mesma, entre em contato com o espírito guardião e peça permissão para estar utilizando-a. Plantas são seres vivos, tenha muito respeito. Com hoje boas parte de nós vivemos em cidade grande, se forem comprar as ervas no mercado, purifique-as, pois você não sabe por quantas mãos ela passou e quais energias foram impregnadas nelas.



Veja os filmes:

O Sabor da Magia: Data de lançamento: 5 de maio de 2006 (EUA

Abençoe-me Última: A Feiticeira : Data de lançamento: 22 de fevereiro de 2013 (mundial)

Nestes filmes irá notar o respeito pelas ervas pela curandeira, e o uso na cozinha.



Fontes:


• Bakos,Margaret M. Fatos e Mitos do Antigo Egito, Ed. PUCRS

Comments


© 2017 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

©
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
bottom of page