top of page

A Roda do Ano (Sabbats) Beltane

  • Foto do escritor: Vallentin
    Vallentin
  • 21 de out. de 2017
  • 10 min de leitura

Beltane (do gaélico "fogo de bel")

1 de Maio (Hemisfério Norte) e 31 de Outubro (Hemisfério Sul).

Beltane é a época do Ano em que o Deus e a Deusa unem-se sexualmente, a fim de que toda a vida na Terra possa existir. É também uma celebração de purificação, devido suas associações com o fogo. Os casamentos tradicionais wiccanos, chamados de Handfasting, são geralmente realizados próximos desta data - se bem que há quem diga que é de mau agouro casarmos na mesma época em que os Deuses. Esta é a celebração de boas vindas ao Verão, quando se acendem os Fogos de Bel - grandes fogueiras dedicadas ao Deus Bel, o Sol Purificador, aquele da luz resplandecente - e leva-se o gado e animais domésticos até elas para a sua purificação. É costume também pular as fogueiras em busca de fertilidade ou ainda atravessar as brasas como prova de bravura. Para os antigos habitantes da Europa este era um festival de fecundidade e sexualidade, do esplendor da natureza e também de renovação, já que a metade escura e fria do ano havia sido superada totalmente.

Este período era associado pelos povos antigos com a mãe que está doando a mais bela e gostosa refeição, presenteando com lindas flores, vida, sexualidade, força, vitalidade. É marcado por muitas festas, celebrações, casamentos, iniciações, dedicações a um novo caminho mágico; este sentimento de vida é transbordado por todos, as abelhas voltaram, teremos muito mel, leite,campos férteis e a vida se torna mais fácil.

Fertilidade (do latim fertilitate) ou fecundidade é o termo empregado para categorizar a capacidade de se produzir algo com facilidade (geralmente, vida). Pode referir-se aos animais ou plantas aptos para a reprodução ou a um tipo de solo, água ou clima com características que permitam manter animais ou vegetais em abundância.

A festa dos Maios, com assim também é conhecida, traz consigo muitas tradições que caminharam juntas desde os tempos pré-cristãos e foram sofrendo algumas modificações, e com a expansão do Império Romano na Gália e nas Ilhas Britânicas as festas do mês de maio foram introduzidas na cultura celta como historiograficamente conhecemos. Os povos célticos, como eram criadores de gado, nesta época reuniam os rebanhos e os levavam para os pastos de Verão, pastagens nas montanhas simbolizando a elevação da fertilidade – os animais ficavam nessas pastagens de Verão até a época de Samhain, quando eram abatidos para consumo e outros eram guardados para o Inverno. Eles acendiam os flares, como assim chamavam, que eram um mastro com muitas palhas que estendiam no alto das montanhas.

O mastro de fitas (May Pole, o pau-de-fitas aqui do Brasil), que conhecemos hoje nas festas juninas, faz parte dessas antigas tradições, representando a fertilidade, fluxo sexual, totalidade da exuberância da vegetação. Dentro dessas práticas há muitas variações dentre elas: tamanho do mastro, qual madeira iria ser utilizada, a forma que eram trançadas as fitas (que tinham um padrão exato de acordo com a cultura local), entre muitas outras. Alguns associam o mastro com o falo de Green Man, representando o poder masculino da natureza e a coroa que é colocada no alto, a vagina da Deusa.

A dança de fitas era o firmamento desta união, simbolizando uma orgia entre os participantes.

Grinaldas e coroas de flores representam a Deusa da Fertilidade Flora, também associada à Deusa romana Maia (aliás, o mês de maio, no antigo calendário romano, era dedicado à Deusa Maia). A coroa de flores representa a conexão entre todas as coisas, fitas coloridas e o arco que une o ciclo espiritual junto com o material.

Na Wicca

Nesse Sabá é ritualizada a fertilidade e maturidade do Deus (simbolizado na forma do Deus celta Bel) e da Deusa, onde ocorre o Grande Rito de fertilidade e o casamento sagrado entre os dois. Neste momento de grande amor e êxtase sexual é que o Deus garante o seu renascimento novamente, colocando o seu sêmen na Deusa. É nesta grande noite, onde são levantados os grandes mastros enfeitados e as grandes fogueiras acesas, que nasce o grande “Beltine” ou Belfire (o fogo brilhante), que é a totalidade da energia sexual do Deus e da Deusa trazendo a criação.

A potência masculina se torna o mais alto poder a ser conquistado. Em muitos rituais antigos, o consorte da Donzela, era aquele que conseguiria caçar um grande animal, onde a sua recompensa era a cabeça do animal que simboliza a sua força e conquista perante o seu povo. Ele tinha que provar ser digno de ganhar a mão da donzela, que representava a Deusa encarnada; em muitos mastros de Beltane eram esculpidos o falo masculino, e no alto os seus chifres.

Neste Sabá são escolhidos um homem e uma mulher para representar a Senhora e o Senhor da Primavera, em alusão a Deusa e ao Deus. O gado, animais domésticos e as pessoas passam pelo fogo para serem purificados, ao mesmo tempo que a fumaça assegura a fertilidade e bênçãos.

Neste período o Deus atinge a força e a maturidade para se unir à Deusa e juntos trazem calor, luz e germinação às sementes da terra que serão colhidas em Lammas.

É tempo de celebrar a vida em todas as formas. É o momento de dar boas-vindas ao Verão, momento de equilíbrio, no qual nos despedimos das chuvas primaveris e as colinas e vegetações atingem tons dourados. A Deusa e o Deus estão em plena vitalidade e amam-se com toda intensidade. É o momento da união entre os princípios masculino e feminino da criação, a união dos meios e de todos os poderes que trazem a vida à todas as coisas.

Foto:"Beltane Grove" by Mickie Muelle

O DEUS

Bel é uma divindade celta, também conhecido como Belen, Belenus, Belinus, Bellinus, Belenos, Belennos, Belenos, Bilé: O Deus Brilhante.

O Deus Bel se tornou um dos Deuses mais conhecidos e cultuados dentre os povos celtas, onde ele trazia consigo os seus símbolos: o cavalo e a Roda. Sendo uma divindade de atributo solar, ele foi associado ao festival do fogo.

Quando é chegada a época de Primavera, os animais estão em constante produção de leite, portanto, o Deus Bel acabou sendo associado dentro do folclore galês como o protetor do gado e das ovelhas, pois se acreditava que as chamas do sol e o calor da época propiciavam a fertilidade dos animais. Referências druídicas sugerem que Bel é o Deus responsável pela "centelha" (de luz, inteligência ou talvez energia) a qual resulta na criatividade.

Além de uma divindade de atributos solares, Bel era associado à ciência, à cura, às fontes térmicas, ao sucesso, à prosperidade e à colheita e agricultura. Bel era invocado durante as batalhas para garantir a vitória aos corajosos e ferozes guerreiros, uma vez que as batalhas eram consideradas os momentos “mais brilhantes” na vida de um guerreiro. Era dito que o Deus Bel ficava lado a lado com quem o invocou, passando sua força até a vitória. Mas também era visto como um Deus da iluminação, da sabedoria, e, por este motivo, acompanhava os grandes líderes e estrategistas.

Como celebrar este Sabá?

Como está tudo bem esclarecido sobre as origens e práticas, agora vou colocar algumas dicas que já existem e sugerir algumas para estarem realizando e aproveitar a energia deste Sabá. Irei descrever algumas áreas para ficar mais fácil:

-Iniciação ou Dedicação: tradicionalmente as iniciações e dedicação para um novo caminho mágico ou para estar se apresentando aos Deuses são feitas nos Sabás de Primavera e Verão, conhecidos na Wicca como a parte clara do Ano. Em Imbolc a Primavera já começa a se instalar, em Ostara trabalhamos o equilíbrio primaveril e em Beltane trabalhamos a energia da Primavera no seu máximo, já adentrando no vindouro Verão. Esta energia de começos está ligada aos fluxos da natureza, a Deusa na fase Donzela, energias de começo e início de projetos e estudos.

-Mudanças: como as energias estão totalmente a favor, podemos sim realizar mudanças (casa, lugares, amizades que te atrasam, mudanças de hábitos, projetos que já foram iniciados e não foram concretizados…)

-Amor: para os solteiros e que lógico, estejam interessados em conhecer alguém este é o momento ideal, para todos que já namoram ou que são casados, pode ser feito rituais de fertilidade, fortalecer o amor entre o casal, dar uma apimentada na relação, tentar coisas novas, inovar. Neste Sabá com certeza pode sim ter muito sexo, muito amor entre aqueles que se amam, então aos maiores de idade que já tenham um parceiro não percam tempo.

-Fertilidade: podem ser feitas oferendas aos Deuses de fertilidade, abençoando um ventre infértil, pedindo para a Deusa uma criança. Neste feitiço ou ritual, procure achar um arquétipo que você se identifique muito e que esteja relacionado a maternidade, desta forma você terá mais êxito ao invocar a divindade.

-Saúde: aproveite essa energia de criação, energias de vida e direcione para a cura de pessoas, cura pessoal, curar traumas, dores, perdas. Você poderá sentir um leve desconforto ao mexer com feridas mais profundas, mas não podemos deixar questões mal resolvidas e pontas soltas. PERDOE mesmo que a pessoa que te machucou esteja errada. Muitas doenças do físico, são reflexo de questões espirituais.

-É tradicional lavar o rosto, no orvalho da manhã de Beltane. Pensa-se que traz saúde e sorte, e, no caso de mulheres jovens, garantias contra a beleza desvanecer-se.

-Acenda uma fogueira, use madeiras sagradas e potencialize o poder do circulo.

Há inúmeros feitiços que podem ser feitos, então poderá adaptar eles à sua necessidade e divindade de culto ou de devoção.

Todos nós quando pensamos em fertilidade, amor, beleza, cura, já temos algumas coisas que nos vem à nossa mente (pedras,ervas,pantáculos,símbolos,deuses,orações,velas) que já fazemos uma relação direta com o nosso objetivo. Então, por exemplo, seu eu fosse criar um feitiço que remetesse a amor logo usaria: flores de orquídea, que são muito usadas dentro da magia brasileira, vela rosa, quartzo rosa, Deusa Afrodite, pantáculo cabalístico do amor, caldeirão, flores de hibisco. Muita atenção ao criar feitiços, mantenham uma harmonia entre os elementos. Uma dica que dou aos Leitores, use sempre elementos ímpar.

Logo abaixo irei deixar algumas correlações que poderão utilizar dentro dos seus ritos.

Usando a simbologia

Como estudamos logo acima sobre a May Pole, caso não consiga fazer um mastro grande e por não ter um grupo ou Coven, você pode fazer uma versão mini utilizando: palito de churrasco, fitas coloridas, uma maçã na base.

O caldeirão representando o útero da Deusa, pode ser utilizado dentro dos ritos, usando os elementos citados no texto abaixo.

Uma pratica muito utilizada dentro da Bruxaria, é a utilização de bonecos. Este bonecos podem representar o Bruxo(a) ou uma pessoa em especifico. Caso queria abandonar hábitos, pode estar colocando elementos seus dentro e o envolver com um papel dizendo: eu abandono esta "_ _ _ _ _ _" pelo poder da Deusa, pelo poder da ceifa da Anciã, pela terra eu enterro. Então logo você envolva o boneco e enterre.

Correlações:

Você pode escolher a melhor representação da primavera, Deuses.

- Arquétipos: festival da fertilidade, da purificação e da transição.

Pode ser trabalho com um arquétipo que represente a sexualidade, virilidade, sedução.

- Símbolos: velas vermelhas e brancas, flores vermelhas, colares e guirlandas.

- Incensos: patchouli, almíscar, orquídeas são relacionadas à sexualidade ou rosas.

- Alimentos: vinho, bolo de mel, bolo de cevada, limonada de lavanda, chá do sol, alimentos com canela e frutas vermelhas.

-Ervas: narciso, manjerona, rosas, dama da noite, Hibisco, cardamomo

-Cores: vermelho (paixão, amor, sedução) verde (um simbolo da totalidade da natureza, o verde, a vida, plantações)

-Pedras: quartzo rosa, ágata de fogo, quartzo verde, esmeralda, rubi, turmalinas rosas, ou o cristal.

-Arvores: sorbus, sândalo, macieira, cornus, populus, junípero, cedro, pinheiro e carvalho

Ritualizando

Imagem: A NÉVOA DO SEEKER

Dicas de palavras para abençoar os seus objetos sagrados do ritual:

"Abençoado e consagrado seja,

que Beltanus te proteja!"

“ Eu consagro agora com o poder do ar, fogo, água e terra.”

“ Com o poder do útero criador eu abençoo este objeto sagrado,

Assim seja, assim seja, assim seja.”

“Por ela e pra ela eu consagro,

e dele por ele eu afirmo.

abençoado seja aquilo que está no alto,

e firmado seja aquilo que determino.”

Fechamento de círculo:

Delimitar o espaço sagrado Com um Athame, delimitamos o espaço direcionando energias e determinado a proporção do círculo.

“Traço agora este círculo sagrado de amor e poder

Traço agora este círculo sagrado de amor e poder

Traço agora este círculo sagrado de amor e poder

O que há em cima, há em baixo O círculo está fechado”

“ Com o poder o útero eu crio e determino

Com o poder do chifre, eu protejo e assim afirmo

Este local sagrado se tornou,

e pelos meus pés se firmou. ”

Invocação dos guardiões:

Invocamos os guardiões e elementais, para que nos proteja e nos ensine, trazendo luz e entendimento. Muitas inspirações são sopradas com a presença dos guardiões, pois eles detêm todo o conhecimento e estão aqui desde a criação.

Elemento Terra, NORTE

“ Eu invoco os guardiões das torres de vigias do Norte, poderes da terra, Invocamos vocês e chamamos vocês Pelos campos, pelas rochas ó Gnomos e seres da terra Pela terra e pelo corpo da Deusa, façam-se presentes agora SEJAM BEM VINDOS. ”

Elemento Ar, Leste

“ Eu invoco os guardiões das torres de vigias do Leste, poderes do ar, Invocamos vocês e chamamos vocês Silfos e seres elementais, poderes de inspiração e sabedoria Pelo ar que é o sopro dela, façam-se presentes agora E SEJAM BEM VINDOS”.

Elemento Fogo, Sul

“ Eu invoco os guardiões das torres de vigias do Sul, poderes do Fogo Invocamos vocês e chamamos vocês Salamandras, fogo de verão, dragões vermelhos Pelo fogo que é o espírito dela, envie a sua chama E SEJAM BEM VINDOS

Elemento Água, Oeste

“ Eu invoco os guardiões das Torres de vigias do Oeste, poderes da água Invocamos vocês e chamamos vocês Ondinas, nereidas, serpentes marinhas, e seres aquáticos Pela água, que é o útero vivo dela, envia-nos a abundância Façam-se presentes agora E SEJAM BEM VINDOS

Invocação do Éter, do espírito e do poder pessoal

“ Invoco agora os ancestrais da arte, da Terra, do ar, do fogo e da água Com poder do nosso sangue, com o poder do nosso espirito chamamos agora a tua presença. Pedimos as suas bênçãos e as suas dádivas. SEJAM BEM VINDOS

Invocando Green Man

"Saudação a Green Man

Louvado seja o Deus da liberdade e da fertilidade,

Aquele que dirige sabiamente os animais,

Os bosques e os campos verdes de infinita beleza.

Senhor dos espíritos da natureza,

Circunde de luz a terra sagrada,

Muito além do outro mundo,

Onde as fadas fazem sua morada,

Para o deleite de nossas almas cansadas.

Homem Verde, que regenera e fertiliza a mãe terra,

Aquele que é guiado pelos ventos da transformação,

Forjado pelo fogo ardente das paixões

E moldado pela água mais pura e cristalina.

Ser sagrado das folhas verdes do carvalho,

Ouça o chamado da tua Deusa,

Preserve junto de ti os antigos rituais,

Na divina sabedoria dos nossos ancestrais.

Resgate o amor e a esperança

Nos corações de todas as criaturas,

Nessa mais bela sincronia do universo

E faça valer o código da honra e da verdade.

Que assim seja e assim se faça!"

Banquete Consagração do pão e do vinho do altar:

“ Eu consagro e abençoe este pão, para que nunca tenhamos fome. ” coma o pão.

“ Eu consagro e abençoo e vinho para que nunca tenhamos sede. ” beba o vinho

Desejo a todos os leitores um ótimo Sabbat, e que os mistérios Wiccanos encontre morada no coração de cada um.

Song: Weaving The Summer

Artist: Spiral Dance

Album: The Quickening

Compilado: Magnos Vallentin

Fontes de inspiração: 'Wicca - A Feitiçaria Moderna', de Gerina Dunwich

Beltane- Raven Grimassi

Oito Sabbats para as bruxas-janet farrar

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2017 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

©
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
bottom of page